Palavra do editor

Seja bem vindo(a) ao blog Montanhismo Gaúcho!

Aqui você encontrará, em ordem cronológica, as principais realizações dos montanhistas gaúchos dentro e fora do Rio Grande do Sul. Histórias sobre ascensões pioneiras, expedições, ...

Você também pode colaborar! Mande a sua história, imagem, recorte de jornal, ...

Boa viagem!

Orlei Jr.

sábado, 1 de janeiro de 2005

Definições

O montanhismo é um esporte de alto rendimento praticado em um ambiente montanhoso onde os praticantes (denominados montanhistas), buscam a ascensão de paredes rochosas ou cumes de montanhas (geladas ou não), através de caminhadas e/ou escaladas.

Esta ascensão pode ser realizada:

> Em livre – quando os praticantes não utilizam ferramentas (artifícios) para a progressão. Somente pés e mãos em contato com a rocha;
> Em artificial – quando os praticantes utilizam ferramentas (artifícios) para a progressão, tais como: cabos de aço, escadas, estribos e ganchos.

Toda e qualquer ascensão é realizada através de “vias” que podem ser percorridas utilizando diferentes métodos:

> Ascensão em solo – sem equipamento de segurança;
> Ascensão auto-assegurada – quando é realizada por um único montanhista fazendo a sua própria segurança;
> Ascensão em cordada – quando é realizada por dois ou, no máximo, três montanhistas unidos
pelos equipamentos de segurança. Este é o método mais seguro, mais utilizado entre os praticantes e que praticamente elimina o aspecto individual do esporte.

Além disso, toda a “via” possui características particulares tais como: nome, graduação e são subdivididas em trechos de até 50 metros denominados “enfiadas de corda”. Estas “enfiadas” são delimitadas por “pontos de reunião” ou “paradas” que, aos poucos, vão sendo alcançados pelos praticantes.

Pratique você também!

Prof. Orlei Jr.
CREF-RS n° 3579
Atlas do Esporte no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário