Palavra do editor

Seja bem vindo(a) ao blog Montanhismo Gaúcho!

Aqui você encontrará, em ordem cronológica, as principais realizações dos montanhistas gaúchos dentro e fora do Rio Grande do Sul. Histórias sobre ascensões pioneiras, expedições, ...

Você também pode colaborar! Mande a sua história, imagem, recorte de jornal, ...

Boa viagem!

Orlei Jr.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

2° Ice Climbing Festival

Imagem: JP Lucena.

A cidade de Vallecitos, localizada no município de Luján de Cuyo, Mendoza - Argentina, foi palco do 2ª aberto de escalada em cascatas congeladas e trouxe, mais uma vez, competidores de várias partes da Argentina e do Brasil - país que se destacou este ano ganhando dois lugares da categoria amador, um avanço para o esporte e para alegria de um dos organizadores que é Brasileiro de Porto Alegre!

Os organizadores do evento Humbero Jr. e Pablo Rinaldi viram novamente o resultado dos seus esforços para criar - artificialmente - um ambiente para a prática de escalada em gelo que chamou a atenção do público, dos competidores e de diversos meios de comunicação.

Os competidores viéram de diversos locais da Argentina e do Brasil. Em Vallecitos, se instalaram nos refúgios de montanha onde foram recebidos com as deliciosas especialidades culinárias da região em ritmo de confraternização e festa.

Apesar da falta de neve, os competidores contaram com 4 novas cascatas com bom e cristalino gelo onde puderam cravar os equipamentos e demonstrar domínio das técnicas.
A cachoeira conhecida como "A Tumorosa" foi a primeira cascata a ser provada. Formada em 2007 é um bom desafio vertical. A segunda, conhecida como "Corazon de Champagne", possui seções com estalactites, chegando de forma sustentada a um platô de gelo que dava oportunidade de desfrutar da paisagem após a escalada.

Durante o evento foi exibido a todos os participantes o programa gravado durante o evento anterior (que foi transmitido, via Globo Internacional, para mais de 86 paises) e um filme sobre a escalada de uma nova via no lado Sul da Agulha do Cáucaso, cume que não se tinha notícias de repetições a mais de 30 anos!

Entre a degustação de cervejas artesanais, pizzas caseiras e de muitas histórias, os participantes se sentiram em casa.

O segundo dia começou cedo e com vias mais técnicas na grande surpresa do ano - a cascata "Barbas Del Angel" - em homenagem ao nosso querido locutor, o guia alta montanha Angel Armesto. Com 25 metros de altura deu trabalho aos routte-setters e aos participantes que mostraram estar em forma e completaram muitos itinerários excitantes.

Para finalizar o evento a premiação foi realizada no Refugio Mausy. Além do troféu o campeão levou para casa um jogo completo de esquis de travessia e equipamentos.


Resultados:

Masculino
1° Martin Lucero (Mendoza - Argentina) Bi-campeão!
2° João Aguada (El Chaltén)
3° Luis Olea (Buenos Aires)

Feminino
1° Maria Belen Saua (Mendoza)
2° Roxana Riveros (Mendoza)


Organizadores:

Angel Armesto - apresentador e jurados.
Juan Pablo Rinaldi - organizador e diretor de fotografia.
Humberto Câmara Jr. - organizador e route setter.
Verena Maure - secretária e tesoureira.
Marcos Sentis - segurança e salvamento.
Maxi Argumedo - salvamento.
Leonardo Cultrera - fotógrafo e relações públicas.
Guillermo Fuentes - salvamento.
Emiliano Cejas – revelação ICF 2008.


Patrocinadores:

Ventonegro - companhia de guias de montanha.
Lente Austral - logística e documentales.
Refúgios Mausy e San Bernardo.
Climbers mountain shop
Bio Bio
Vinhos Tapiz
Revista Kooch

Nenhum comentário:

Postar um comentário